1- O que é uma Inspeção Predial?
R- O serviço, ainda pouco conhecido no Brasil, mas largamente utilizado nos Estados Unidos, é uma Vistoria Técnica, feita visualmente e sem quebra-quebra por engenheiros especializados, que aponta o real estado de conservação e segurança do imóvel escolhido.
Cuidado simples e de preço acessível, a Inspeção Predial permite ao pretendente conhecer melhor a "saúde" da edificação antes de fechar negócio - o que lhe dá maior poder de negociação, além de facilitar a obtenção de desconto no preço de venda ou no valor da locação. Essa economia pode ser utilizada na realização das reformas necessárias, caso a unidade realmente interesse.
Saber se o imóvel que se deseja comprar tem problemas na estrutura, na rede elétrica ou hidráulica, no telhado ou na fundação. Ou mesmo ter a certeza de que o condomínio escolhido para morar é seguro, foi bem construído e conta com uma manutenção bem-feita.
Estas são informações facilmente levantadas em uma Inspeção Predial, mas que podem passar despercebidas os compradores e locadores, se estes forem leigos.
A Norma de Inspeção Predial do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo - IBAPE/SP - define como Inspeção Predial:
"A vistoria da edificação para determinar suas condições técnicas, funcionais e de conservação, visando direcionar o plano de manutenção."
2- Por que fazer uma Inspeção Predial?
Casos dramáticos como o Ed. Palace I no Rio de Janeiro; o Ed. Atlântico em Guaratuba, não ocorreriam e vidas preciosas não se perderiam.
3- Quem pode fazer uma Inspeção Predial?
4- Quando deve ser feita uma Inspeção Predial?
R- Como não existe regulamentação pela ABNT, pode ser usado o seguinte Critério de Idade.
5- Como pode ser feita uma Inspeção Predial?
R-Em casas e apartamentos, todos os cômodos e áreas externas são verificados. Apontam-se problemas como sobrecarga e má conservação da rede elétrica; vazamentos e desperdício de água; trincas e rachaduras em paredes e pilares; apodrecimento de telhado; impermeabilização danificada em áreas molhadas como box, área de serviço e varanda, entre outros.
Normalmente, o resultado da inspeção é apresentado em relatório detalhado e pode ou não conter fotos.
Em condomínios, a atenção é voltada para questões graves como infiltrações e corrosão por ferrugem na armadura de ferro de pilares, lajes e vigas; problemas no sistema de combate a incêndio; instalação, aterramento e fixação de pára-raios incorretos; áreas com impermeabilização danificada e vazamentos que encarecem a conta d'água do condomínio.