Projetos

Projetos de engenharia civil

Projetos de engenharia civil

* Anteprojeto


É o resultado final da solução arquitetônica proposta para a obra, considerando as exigências das etapas anteriores devidamente aprovados pelo cliente. Constituem-se de um conjunto de desenhos que representam com mais clareza e personalidade a volumetria, o dimensionamento dos ambientes e os detalhes funcionais. A partir desta etapa é que devem ser iniciadas as atividades dos projetos complementares (estrutura, elétrica, hidráulica) dos outros profissionais.

* Projetos Básicos

Constitui a solução desenvolvida do anteprojeto já compatibilizado com todos os projetos complementares, formando um conjunto de documentos que juntamente com os projetos básicos complementares permite licitar a obra, porém não a realização de sua execução que ainda depende das fases seguintes.

*Projetos Executivos

É uma complementação do projeto básico com todas as informações necessárias à execução da obra. São produzidos os documentos finais necessárias à melhor compreensão dos elementos do projeto para sua execução, fabricação ou montagem. Nestes documentos constam todas as informações referentes aos acabamentos, cores, texturas, equipamentos, peças e sistemas de instalação e funcionamento, metodologia de execução produção ou montagem e demais informações pormenorizadas referentes a todos os elementos da obra.

* Plantas

É um dos primeiros desenhos feitos do interior do empreendimento durante o projeto. Trata-se de uma vista aérea que mostra a distribuição do espaço, a quantidade de ambientes suas dimensões, com largura e profundidade, tudo proporcional ao que será construído. Na prática este desenho representa a obra sem telhado, cortada na horizontal, na altura de cerca de 1,20m, ou seja, fracionada no peitoril das janelas, por isso o que se encontra acima deste nível é desenhado com linhas tracejadas.

* Fachada

Corresponde às partes frontal, lateral ou posterior do empreendimento. Ou seja, mostram as faces da edificação voltadas para o exterior. Normalmente contem recursos arquitetônicos que definem o estilo do empreendimento, bem como matérias e soluções de acabamento.

* Corte

Representação vertical e bidimensional de um ou vários ambientes. Traz as alturas além das larguras ou profundidades do local, e a ajuda a entender a configuração interna dos ambientes da construção. Dependendo do que se pretende evidenciar os cortes podem ser transversais, longitudinais, oblíquos, planos ou semicirculares - entre outros.

* Implantação

É a projeção de como o empreendimento estará situado no terreno. Ajuda a entender como serão os acessos à construção e as orientações de ventos e sol sobre ela. Normalmente este desenho apresenta soluções de telhado e paisagismo, além do limite do lote.

* Perspectiva

Desenho tridimensional - com altura, largura e profundidade - do empreendimento ou de um ambiente específico, respeitando a proporção correta. Pode ser artístico realizado a mão ou eletrônico (Maquete Eletrônica). É o principal instrumento para a visualização de como a será o resultado final da obra.